-
Arquitetos: Tom Munz Architekt
- Área: 456 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Ladina Bischof
Ponto de partida. O local da construção fica em Romanshorn, uma cidade às margens do Lago de Constança com um importante entroncamento ferroviário. O núcleo urbano trata-se de uma área densamente povoada, com três braços principais. A estação ferroviária fica no centro. Mais para o interior, os distritos de habitação dos trabalhadores foram construídos de acordo com o relevo. O castelo histórico e o distrito da igreja ficam em uma posição ligeiramente elevada nas margens do lago e moldam o horizonte da cidade.
O projeto está situado nos arredores de Romanshorn, no antigo vilarejo de Holzenstein. A aldeia é caracterizada pelas casas de artesãos que se alinham na rua sinuosa e ligeiramente inclinada, que remonta ao século XVIII / XIX. O projeto, localizado na segunda fila da rua, está situado em uma área de conservação da paisagem urbana histórica. A oeste, confina com a área agrícola, com uma vista desimpedida para o Lago de Constança.
Conceito
A antiga aldeia de Holzenstein ainda é caracterizada pela agricultura. O desenvolvimento rural, com sua aparência um tanto exagerada, oferece um contraste encantador com as fileiras de casas e bairros planejados de Romanshorn. A rua sinuosa que é Holzensteinerstrasse é ladeada por edifícios de dois andares com telhados e beirais triangulares e leva até o lago. O conceito arquitetônico de forma alguma obscurece essa imagem; pelo contrário, o novo edifício realça a imagem.
O edifício está intimamente ligado à paisagem e aos edifícios circundantes. A impressão que cria oscila entre a arquitetura de um edifício sólido e um pavilhão. Nesse sentido, sua abordagem reflete a extensão arejada do local com o lago e as estruturas históricas que revestem a Holzensteinerstrasse. Em planta, esta casa é subdividida internamente, de forma que remete ao histórico típo da maloca. Com o anexo, são criados espaços de pátio que interpretam o zoneamento rural do espaço aberto e incorporam a escala do entorno existente.
Materiais
Os materiais de construção que conferem à casa seu caráter típico são limitados ao concreto aparente, madeira de lariço e aço. As luminárias e portas são feitas de madeira de lariço local, projetadas pelo arquiteto e fabricadas especialmente para a casa, usando técnicas de carpintaria. Em todas as etapas da obra foram incluídos empreiteiros e artesãos regionais.